Notícias

iMaps: Qlikview no setor de cobrança

09/11/2013 - por eduardo-corsi

iMaps Cobrança

A gaúcha iMaps fechou um acordo especial com a Qliktech, multinacional sueca dona do software de Business Intellingence Qlikview para oferecer um pacote customizado e atrativo para pequenas empresas do setor de cobrança.


Henrique Portella. Foto: divulgação.

O mercado de empresas de cobrança está em alta no Brasil. Desde 2003, o volume de crédito disponível no país disparou, passando de 24% do PIB em 2004 para 53% no começo de 2013.

Com metade desse crédito em mãos de pessoas físicas, isso significa uma grande massa de inadimplentes, “atendidos” com um número estimado em 1 mil empresas de cobrança no país.

Dessas empresas, apenas uma minoria tem uma grande base de analistas usando BI para avaliar o desempenho dos operadores e das estratégias de cobrança. Entre elas estão as gaúchas Hoepers e Redebrasil e as paulistas Hargos e MLSF, que já são clientes da iMaps.

“Nossa meta é chegar até a metade do ano que vem em 200 empresas de menor porte, muitas das quais só tem um analista”, afirma Henrique Portella, um dos sócios da companhia gaúcha, que esteve em Gramado participando do Seminário Sucesu-RS nesta sexta-feira, 04.

O empresário sabe do que está falando. Antes de fundar a iMaps em dezembro de 2009, Portella foi por 14 anos diretor de TI da Hoepers, atuando ainda por quase dois anos na RedeBrasil.

As vendas serão feitas por meio dos 73 canais da Tocatto, um dos distribuidores da Qliktech atuantes no país.

software da iMaps para o setor de cobrança é uma solução pré-formada, que analisa os dados de cada cliente, mas também oferece a possibilidade de fazer cruzamentos com fontes de informações públicas que permitem planejar estratégias específicas.

Por exemplo, acessando dados do IBGE é possível conhecer a dependência de determinadas cidades na renda de aposentadorias e planejar envio de cobranças quando esse capital está circulando na economia local.

Fonte:  Baguete  – Maurício Renner // quarta, 09/10/2013 15:20

Tags: