Case QlikView MPPE: Mapa Estratégico em QlikView

14/11/2014 - por eduardo-corsi

iMaps Governo

O MPPE trabalha pela cidadania e justiça social naquele Estado. Atua para garantir os serviços de relevância (saúde, educação, transporte e segurança), defender o patrimônio público e os direitos fundamentais. Com base nesta missão e diante das mudanças sociais que o Brasil vive, a instituição através do seu departamento de tecnologia da informação encontrou no QlikView formas de analisar em detalhes a sua atuação e monitorar os indicadores de seu Mapa Estratégico.

O órgão conta com Assessoria Ministerial de Planejamento e Estratégico Organizacional (Ampeo) que tem a missão de pensar o MPPE como um todo, favorecer sua integração e contribuir para que a Instituição seja uma organização cada vez mais eficiente. A Ampeo atua principalmente em quatro frentes: planejamento estratégico, planejamento orçamentário, gestão e mudanças organizacionais e produção de estudos estatísticos.

Para dar mais efetividade à sua missão, a Ampeo precisava de uma solução capaz de revolucionar a análise de dados dos indicadores do Mapa Estratégico do MPPE. Essa tarefa precisava ser feita de forma mais fácil, rápida e lúdica, capaz de responder às mais diversas perguntas sobre a atuação do MPPE.

img_mppe

Os dados estavam concentrados em bases de sistemas internos, sistemas externos, arquivos XLS, TXTs e XML. Antes do advento do QlikView, essas informações eram apresentadas mensalmente em PDF e PowerPoint. A elaboração dos relatórios exigia um trabalho exaustivo de coleta de dados, transformação de planilhas e criação de apresentações.

Com o apoio da Toccato Tecnologia distribuidora do Qlik no Brasil e iMaps Inteligência Solution Provider Qlik com especialização em desenvolvimento de aplicações de BI para Ministérios Públicos, a equipe do MPPE projetou e construiu um aplicativo inovador em QlikView desenvolvido em apenas 45 dias. A partir daí, o MPPE passou a desfrutar de um sistema vivo de monitoramento da estratégia, com indicadores atualizados todos os dias, não mais mensalmente. O app passou a ser a principal ferramenta utilizada nas reuniões do comitê de gestão estratégica. Hoje os analistas e estatísticos da Ampeo usam seu tempo não mais para coletar dados, mas sim para analisar os indicadores da atuação do MPPE em prol da sociedade.

Também foi desenvolvida uma aplicação especial para o Procurador Geral de Justiça, denominada Painel do PGJ. O dirigente da instituição pode monitorar os principais indicadores da instituição em sua sala de trabalho, em seu notebook e em seus dispositivos móveis.

Diante dos resultados expressivos em um curto tempo de projeto, o MPPE não deseja parar por ai, e já tem os próximos passos planejados. Em sua próxima fase, o projeto vai usar o QlikView para capturar dados de bases externas, com indicadores sociais da ONU, Governos Federal e Estadual. Serão criados painéis para os mais de 400 promotores e procuradores. Eles poderão analisar em detalhes a atuação de sua promotoria e promover ações preventivas e corretivas. Outro grande desafio será utilizar licenças do QlikView Public para que a sociedade possa acompanhar a atuação do MPPE.

 

Baixe este e outros cases em nosso CASEBOOK e descubra como a iMaps ajudou a transformar a realidade de diversas empresas e instituições ao longo de 5 anos de história com QlikView!

BAIXE AQUI!

 

 

 


Notícias e vídeos relacionados